top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuciano Fernandes

Hérnia diafragmática com laceração de tórax após trauma.

Atualizado: 14 de fev. de 2022

Olá Pessoal.

Paciente recebido no plantão após relato de ser atacado por javali na zona rural, tutor relatava sangramento intenso.

Foto retirada pelo tutor momentos depois do acidente.


Paciente apresentava sangramento intenso em região final de tórax e inicio de abdômen foi recebido pela nossa equipe e avaliado rapidamente para classificação de risco do quadro do mesmo. Foi constatado pressão sistólica de 70mmHg, TPC 2s, temperatura central 39,6ºC e temperatura periférica 37,5ºC. Foi coletado material para hemograma pedido com urgência e paciente foi imediatamente encaminhado para cirurgia de emergência. Após avaliação constatou-se que a hemorragia tinha origem da ferida em região terminal de tórax e foi onde concentrado todos os esforços cirúrgicos iniciais. Foi realizada a limpeza e preparação de uma ampla região próxima a ferida pois havia a suspeita de uma lesão interna maior.

Após todos os cuidados feitos de forma urgente foi iniciada a cirurgia, após abertura da pele constatou se que havia fratura completa na região do corpo de uma costela, lesão de aproximadamente 30cm da musculatura do tórax, e outra lesão de aproximadamente 20cm em diafragma, além de lesão em fígado há qual era origem do sangramento.




Após contida a hemorragia do fígado foi feita a sutura para fechamento da lesão em diafragma. A sutura foi realizada com fio absorvível de poliglecaprone em 2 camadas para que se pudesse ter maior estabilidade na sutura e evitar rompimento de algum ponto.


realizando a sutura do diafragma


Foi feita também a estabilização da costela fraturada e limpeza da ferida com solução estéril. Após a realização do fechamento do diafragma e da estabilização da costela ficou mais evidente o padrão respiratório de quando há lesão em tórax visto no vídeo abaixo.

Então seguimos a cirurgia com o fechamento dos músculos intercostais para fechamento completo do tórax. Com o fechamento do tórax não há diretamente o retorno da respiração pois o tórax necessita de pressão negativa, ou seja ausência total de ar ou outros conteúdos para que quando houver expansão da caixa torácica o pulmão possa ser expandido junto para então ser normalizada a respiração. Após o fechamento foi realizado a retirada total do ar que e feito manualmente através de toracocentese, foi retirado em torno de 500ml de ar de dentro da cavidade torácica e um pouco de sangue. Após isso paciente voltou a respiração normal.

Durante a cirurgia já foi iniciada antibioticoterapia de amplo espectro na tentativa de evitar infecções pulmonares, já que houve abertura da cavidade para meio externo e também a lesão foi causada por dente de javali que por si só já tem potencial muito alto de contaminação. Após 24 horas da cirurgia paciente apresentava estável com respiração normal e sem sinais de dor ou infecção, na auscultação pulmonar apresentava normalidade da respiração. Paciente foi liberado 36 horas após o procedimento e segue em recuperação.

O Tutor no enviou o vídeo a seguir 5 dias após a alta e relata animal estar bem sem nenhuma alteração digna de nota.


É sempre de extrema importância para nossa equipe a recuperação plena e rápida de nossos pacientes, lembrando que o bem estar do paciente é parte da recuperação, retorna-los a vida normal o quanto antes ajuda em sua recuperação e no seu estado mental, claro que sempre e feita a avaliação rigorosa dos riscos para que o paciente retorne a sua rotina apenas quando fora de risco.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page