top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuciano Fernandes

Má formação Uterina

Olá pessoal.

Hoje venho trazer o caso dessa paciente que a principio veio para checkup de rotina e pela idade (+ de 7 anos) foi pedido um ultrassom para checkup abdominal, durante o exame foi constatado com diâmetro acima do normal, com presença de conteúdo anecogênico em ambos os cornos, o que cursa com suspeita de mucometra/hemometra/Piometra, que são afecções uterinas tratadas cirurgicamente.

Após exames laboratoriais e preparação o paciente foi encaminhado para ovariosalpingohisterectomia (OSH) que é a cirurgia de retirada do do útero juntamente com ovário. Durante o procedimento durante a manobra de exposição do útero notamos que algo não estava normal e quando foi realizada exposição completa notamos que não havia a ligação entre os cornos uterinos com a cérvix sendo ausente apenas o corpo do útero tendo as artérias uterinas presentes na posição normal.


Após retirada do útero constatamos que o conteúdo se tratava do liquido remanescente de outros cios já que não havia ligação com o meio externo para eliminação. Há tutora relatava que o animal apresentava cio normalmente com periodicidade normal, mas que não apresentava sangramento e nunca havia conseguido emprenhar. Através da analise pode se constatar que essa má formação acompanhava o paciente desde seu nascimento pois não havia indícios de lesão aderências ou tecido cicatricial.

A existência de má formação é amplamente relatada na literatura veterinária no entanto os diferentes tipos e muitas vezes a forma que elas se apresentam intrigam médicos veterinários, principalmente pela adaptação do animal há essas alterações e muitas vezes pela forma como são descobertas, no caso desse paciente através de um exame de rotina e pela suspeita de doença uterina pudemos constatar a má formação.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page